Caminhos da Pedra

Data: 12 de outubro - 14 de outubro

Iria - Percurso Sonoro (Tiago Correia)
dias 12, 13 e 14, Mata dos Sete Montes, disponível entre as 9h30 e as 16h30 no Posto de Turismo, com a presença do artista nos seguintes horários:
sexta 12, 9h30
sábado 13, 9h30 e 16h30
domingo 14, 9h30 e 16h30

Uma rapariga que regressa à sua cidade natal ao fim de quinze anos e que se recolhe no bosque para questionar essa mudança.
Uma mulher solitária que interrompe o seu passeio de outono para lhe ir falar.
Um encontro misterioso entre duas mulheres desconhecidas, de diferentes gerações, dois mundos desfeitos, que se vai transformar num passeio revelador.
A ação situa-se na Mata dos Sete Montes, no tempo presente. Neste percurso sonoro seguimos os passos destas mulheres, vestimos a sua pele e entramos na sua esfera mais íntima e secreta. Um percurso sob o signo do feminino, que se inspira na lenda de Santa Iria para refletir sobre a realidade contemporânea.

(M/12 | máx. 20 participantes por sessão com artista)

Bestiário à Solta – Histórias do Bestiário Tradicional Português
sexta 12, 10h30, Zona desportiva junto ao parque infantil (sessão para escolas)
sábado 13, 11h00, Complexo Cultural da Levada
sábado 13, 15h00, Zona desportiva junto ao parque infantil
domingo 14, 11h00, Mouchão Parque

Nuno Matos Valente pegou na oralidade do imaginário do bestiário português e enclausurou-o num livro para que não se perdesse no folhear do tempo. Mas como criaturas assim não são para estar presas, Joana Bértholo juntou as letras num caldeirão de Pedra e, sob orientação de Ana Lúcia Palminha, fez uma poção mágica que devolveu vários daqueles monstros à vida. E agora, o bestiário vai andar a vaguear à solta em Tomar, com o objetivo de alterar a perspetiva que se tem de figuras como o homem do saco, o benzilhão que de todos os males nos cura ou a Maria Gancha.

Lula Pena
sexta 12, 22h30, Complexo Cultural da Levada
Ao terceiro disco, Lula Pena mostra o Archivo Pittoresco que a tem inspirado desde que em 2010 lançara Troubadour. Por entre as pinceladas de guitarra que dão a pulsação a uma forma distinta de interpretar, a artista vagueia pelo português, francês, espanhol e inglês. Mas também pelo grego, para nos lembrar que por mais diversos que sejam os caminhos que percorremos desde então, é na cultura helénica que encontramos a pedra basilar do léxico português. Pes mou mia lexi foi o single de estreia. Diga-me uma palavra. Será através da música e da palavra de Lula Pena que este ciclo começa a ganhar forma, no Complexo Cultural da Levada, em Tomar.

Mulier (Maduixa, Espanha)
sábado 13, 17h00, Praça da República
O direito de as mulheres poderem mostrar o seu lado instintivo mais selvagem e livre não pode ser decidido na aleatoriedade de um pedra, papel ou tesoura. Em Mulier, a companhia espanhola Maduixa atira a primeira pedra, embrulha os preconceitos e recorta-os de cena. Num multipremiado espetáculo de dança em espaço público, cinco performers femininas elevam-se para homenagear todas as mulheres que durante séculos foram oprimidas e lutaram para viver o seu lado mais selvagem, dançando e correndo livres. E que melhores espaços para exaltar a Liberdade, nesta estreia nacional, do que a Praça da República em Tomar?

Marta Pereira da Costa
domingo 14, 21h30, Cine-Teatro Paraíso
O caminho musical explorado por Marta Pereira da Costa funcionou quase como uma pedrada no charco no panorama musical. Emergindo no mundo da guitarra portuguesa, que parecia restrito a homens, a guitarrista conferiu uma nova sensibilidade e estética feminina ao objeto que transporta o som de Portugal. E foi sem surpresa que recebeu da Fundação Amália o Prémio Instrumentista, em 2014. Em palco, Uma Mulher, Uma Guitarra e todo o coração de quem fez do instrumento o prolongamento da alma, no que promete ser um momento irrepetível.

Organização: Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo / Município de Tomar

entrada livre