Professores e funcionários começaram ano letivo entre a aprendizagem e o convívio

Tomar-aprender-2022-2

Sob o lema “Tomar a aprender”, decorreu na passada terça-feira, 6 de setembro, no Cine-Teatro Paraíso, o encontro que assinala a abertura do ano letivo 2022/2023 para os cerca de 400 professores e educadores do concelho de Tomar do pré-escolar, ensino básico, secundário e profissional.

A iniciativa arrancou com um momento musical e, na sessão de abertura, marcaram presença o vice-presidente da Câmara Municipal, elementos das direções de ambos os Agrupamentos de Escolas e a Diretora do Centro de Formação de Professores Os Templários.

Hugo Cristóvão, vereador com o pelouro da Educação, deu as boas-vindas aos presentes, destacando a importância de ver reunida a comunidade docente nesta ocasião que assinala o pontapé de saída para o novo ano letivo. Entre projetos passados e futuros, dirigiu palavras de conforto, coragem e elogio a estes profissionais que, com muito esforço, dedicação e resiliência, enfrentaram a pandemia da Covid19. Enalteceu, ainda, o excelente serviço prestado à comunidade que desenvolvem, trabalhando sempre no sentido de formar cidadãos e futuros profissionais.

A seguir, o projeto do livro “Medos e Sonhos” foi apresentado pelo Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas Templários. Um trabalho resultante da intervenção que tem sido realizada no que respeita à promoção da saúde psicológica e bem-estar da comunidade escolar.

David Erlich, o orador convidado, que, na sua diversificada formação académica, é especializado em psicologia, área em que desenvolve maioritariamente a sua experiência profissional, dedicou a sua apresentação à metodologia de formação. Com um discurso descontraído e bem-disposto, desafiou os professores a fugirem um pouco ao ensino tradicional/convencional.

Para terminar a sessão da manhã, Jorge Serafim, humorista e contador de histórias, proporcionou um momento de animação/stand up comedy e narração de contos, roubando largas gargalhadas ao público presente.

Durante a tarde, os professores puderam optar por uma de três atividades lúdicas e culturais: visita guiada ao Centro Cultural da Levada; visita guiada à cidade por alunos do Programa “Turismo Cultural em Férias” do Agrupamento Nuno de Santa Maria; ou um peddy paper pela cidade organizado pela empresa Corda Bamba.

Na sexta-feira, dia 9, foi a vez de a Biblioteca António Cartaxo da Fonseca acolher, sob o mesmo lema, os cerca de 200 funcionários municipais do concelho de Tomar do pré-escolar, ensino básico, secundário e profissional.

A manhã teve início com um momento artístico proporcionado pelas atletas do Ginásio Clube de Tomar e, na sessão de abertura, marcaram presença o vice-presidente da Câmara, que destacou o papel destes profissionais no processo de ensino aprendizagem, bem como elementos das direções de ambos os Agrupamentos de Escolas e a Diretora do Centro de Formação de Professores Os Templários.

Também o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento Templários voltou a apresentar o Projeto “Medos e Sonhos”, que conta com a colaboração de representantes de toda a comunidade escolar.

Para terminar a manhã, o orador convidado, António Sacavém, coach da Leadership and Communication Academy, cuja missão assenta em apoiar o desenvolvimento humano através de metodologias de desenvolvimento e capacitação pessoal, como as competências de comunicação e as habilidades comportamentais e interpessoais, dinamizou a sessão com uma curta formação sobre o “O poder da linguagem não-verbal”.

A tarde foi dedicada ao convívio através de atividades lúdicas e culturais.

Tomar-aprender-2022-1Tomar-aprender-2022-3Tomar-aprender-2022-4Tomar-aprender-2022-5Tomar-aprender-2022-11Tomar-aprender-2022-6Tomar-aprender-2022-9Tomar-aprender-2022-10