Toda a Linha Recta é um Arco de um Círculo Infinito

Exposições
Data: 7 de fevereiro - 8 de março

Local: Complexo Cultural da Levada

Exposição de Valter Ventura

 

Valter Ventura apresenta uma série de imagens onde separa a representação da matéria daquilo que não tem corpo palpável.
Numa das paredes exibe-se um conjunto de fotografias de um esqueleto humano, em que a sua organização, distante de uma vontade que explica, responde a uma lógica de inventário e a uma vontade que classifica. O esqueleto aparece desmembrado e os ossos que o compõem autonomizam-se em folhas separadas. O papel acusa ainda as dobras que permitem reconhecê-lo como parte de um grupo que se arruma e arquiva, ou que se utiliza para efeito de estudo e consulta.
No canto oposto dispõe-se um registo de vídeo que nos documenta a elaboração de um fogo arcaico. Filmado em estúdio, a atenção foca-se sobre os instrumentos e o processo utilizado para a criação da chama.
Ambos se complementam num ciclo (círculo) de morte e nascimento, de coisa estática e em movimento, de matéria e energia que se repete num acto de procura. Uma procura conjunta entre entendimento e encantamento que, desde sempre, articula aquilo que nos compõe.

 

Organização: Município de Tomar – Divisão de Turismo e Cultura

 

Telefone
249329814
Email
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
horário
quarta a domingo, 14h00 às 17h00
+ informações
inauguração: sexta, 7 fevereiro, 18h00
 

 

LICENCIAMENTO DIGITAL

 

plantasonline

 

licenciamentozero

249 329 800

Câmara Municipal

 

atendimento das 09h00 às 16h00


presidencia@cm-tomar.pt


Praça da República 

2300-550 - Tomar 

Logo face net cópia