Toda a Linha Recta é um Arco de um Círculo Infinito

Data: 7 de fevereiro - 8 de março

Local: Complexo Cultural da Levada

Exposição de Valter Ventura

Valter Ventura apresenta uma série de imagens onde separa a representação da matéria daquilo que não tem corpo palpável.
Numa das paredes exibe-se um conjunto de fotografias de um esqueleto humano, em que a sua organização, distante de uma vontade que explica, responde a uma lógica de inventário e a uma vontade que classifica. O esqueleto aparece desmembrado e os ossos que o compõem autonomizam-se em folhas separadas. O papel acusa ainda as dobras que permitem reconhecê-lo como parte de um grupo que se arruma e arquiva, ou que se utiliza para efeito de estudo e consulta.
No canto oposto dispõe-se um registo de vídeo que nos documenta a elaboração de um fogo arcaico. Filmado em estúdio, a atenção foca-se sobre os instrumentos e o processo utilizado para a criação da chama.
Ambos se complementam num ciclo (círculo) de morte e nascimento, de coisa estática e em movimento, de matéria e energia que se repete num acto de procura. Uma procura conjunta entre entendimento e encantamento que, desde sempre, articula aquilo que nos compõe.

Organização: Município de Tomar – Divisão de Turismo e Cultura

horário