Noites de Jazz 2017: Carlos Barretto LOKOMOTIV

Data: 25 de março 21:30

Local: Complexo Cultural da Levada

Uma parte importante da actividade profissional de Carlos Barretto, está ligada à formação LOKOMOTIV, ao longo de 19 anos, com Mário Delgado e José Salgueiro e seis registos discográficos.
Trio firmado desde 1997 na vanguarda do Jazz português, surge com o primeiro disco em 1998 “Suite da Terra” (BAB/Dargil), apostado em explorar a fusão entre melodias e ritmos de raiz tradicional portuguesa e a música improvisada, assim como elementos do “rock” e sabores africanos ou orientais. Confirmada a “portugalidade” que o colocou no primeiro plano do Jazz nacional, o seu trabalho evoluiria para uma linguagem mais universal e próxima das novas correntes europeias da música improvisada, registo que marca o segundo título discográfico – “Silêncios” (Foco Musical) – considerado pela crítica como um dos melhores discos de Jazz de 2000. A crescente actividade do trio levaria a música de Carlos Barretto aos auditórios e Festivais de Jazz de todo o país e a muitos outros destinos, com presenças assinaladas em Espanha, Andorra, França, Alemanha, Suíça, Holanda, Argentina, Angola e Cabo Verde. O ano de 2001 marca o relançamento do grupo no plano internacional, com actuações na Grécia, Reino Unido, China, Bélgica, Itália e Finlândia. Em 2002, o ininterrupto trabalho do Trio dá origem a um novo trabalho editado- “Radio Song” (CBTM) e, no ano seguinte, gravam para editora portuguesa, de destaque internacional – Clean Feed Records – o seu “LOKOMOTIV”.
Após sete anos de estrada pelo mundo fora é então gravado o último disco do trio, “Labirintos”, resultado do cruzamento intelectual e criativo destes artistas. Carlos Barretto voltou a assinar composições e a direcção musical de um trabalho, que tem merecido elogios da crítica especializada nacional e internacional. E assim chega à actualidade um dos mais antigos e prolíficos trios de jazz português, quando em 2011 é convidado pela CULTURGEST para apresentar, a 25 de Março, um concerto comemorativo dos quinze anos do grupo. Neste concerto foi filmado um DVD especial, “15”, repleto de extras e concertos ao vivo, do produtor e realizador Alexandre Cebrian Valente, lançado no início de 2012.

Carlos Barretto – composição e contrabaixo
Mário Delgado - guitarra
José Salgueiro – bateria e percussões

Organização: Município de Tomar – Divisão de Turismo e Cultura