Caminhos do Ferro

Data: 20 de abril - 22 de abril

Local: Tomar

Caminhos - Programação Cultural em Rede do Médio Tejo

Sexta 20, 21h30, Cine-Teatro Paraíso:
Hu(r)mano
Em Hu(r)mano, de Marco da Silva Ferreira, os intérpretes elevam-se a uma atmosfera paralela ao real, numa reflexão imaginária em torno do "movimento humano urbano" e da sua condição vital. Esta é uma busca constante do significado da dança enquanto produto abstrato, mutável e efémero, que se gera intuitivamente nos universos contemporâneos. Nestes seres, que se transumanizam, existe uma iminência que os move. Um género de manifesto que se conflui com os estares destes performers e com o que ficou contido neles.
(dança | por Marco Silva Ferreira [PT] | M/12 | entrada livre)

Sábado 21, 11h00, Zona Desportiva junto ao parque infantil / 15h00, Antiga Corredoura:
Dragonologia
Uma criatura de outros mundos, percorre as ruas da região em busca de novas experiências. “Tiro”, um dragão com três metros de comprimento, ainda está a crescer e só quer conhecer novas pessoas e vilas e cidades, acompanhado do seu dono, “Liro”. Ao contrário de outros dragões, “Tiro” é inofensivo e caminha connosco apenas em busca de afectos. Uma criação da Companhia Projeto EZ que funde a cenografia e o teatro através dos veículos únicos criados por João Pinto.
 (teatro de rua | pelo Projecto EZ [PT])

Sábado 21, 21h30, Antiga Corredoura:
Les Chant des Pavillons
Três almas tocam os seus instrumentos de cordas com megafones artesanais “desesperadamente” metamorfoseados aos mesmos. As pessoas passam e eles tocam, olham-nas, suplicam a sua atenção. Três músicos, três instrumentos: um violino Stroh, um violoncelo Stroh e um baixo Stroh. Um espetáculo sem idades e sem fronteiras, num concerto desconcertante inspirado em sonoridades únicas e numa promessa de liberdade com rumo imprevisível, em ambiente intimista e surpreendente. Três almas em busca de companhia para uma viagem certa.
(concerto de rua | por La Fausse Cie [FR])

Sábado 21, 22h30, Antiga Corredoura e Praça da República:
Big Dancers
Alguma vez dançou com um gigante de 4 metros de altura? Um gigante que é, em sim mesmo, cor, luz e ritmo? A Cia El Carromato tem não um mas cinco gigantes dançarinos que dançam pelas ruas à procura de parceiros(as) de diversão. Durante a noite iluminam-se de cor, durante o dia vestem-se dela. Apesar de serem marionetas gigantes nada fica fora de ritmo. Música, efeitos de luzes sincronizados e movimentos coreográficos que o(a) vão deixar boquiaberto(a) e… com vontade de dançar.
(teatro de rua | por El Carromato [ES])

Domingo 22, 21h30, Praça da República:
Gaiteiros de Lisboa
Na vanguarda da renovação e reinvenção da música rural portuguesa, os Gaiteiros de Lisboa são um super-grupo que desde 1991 semeia inspirações para um novo mundo de projetos que deles bebem. Com uma carreira longa e que internacionalizou a “nova” música tradicional portuguesa, o grupo injetou sangue novo na sua formação e já se ouve “Roncos do Diabo”, novo single que vai ecoar pela cidade templária.
(concerto)

Organização: Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo / Município de Tomar

entrada livre para todos os espectáculos
www.facebook.com/redeculturalcaminhos