Manobras – 1.º Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas

Data: 24 de setembro - 24 de outubro

ARTEMREDE

24 setembro, 16h00, Cine-Teatro Paraíso:
TUTU (Lichtbende - Holanda)
Espetáculo contemporâneo de lanternas mágicas que nos leva até ao período entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. Uma menina dança todos os estilos dessa época, desde o tango até ao sapateado, do vaudeville ao Ballet Bauhaus. A companhia holandesa Lichtbende vai deslumbrar-nos com este conto cheio de ritmo que inclui a projeção de lanternas mágicas num ecrã gigante. As imagens são criadas por manipulação manual e mecânica de objetos quotidianos de diferentes materiais. Músicos e manipuladores são visíveis ao público, enriquecendo esta grande experiência visual e este mundo secreto de imagens e sons.
(M/6 | 50 min. | entrada livre)

30 setembro, 21h30, Complexo Cultural da Levada:
Colecção de Coleccionadores (Raquel André - Portugal)
Colecionar colecionadores com os quais se cruza é a proposta de Raquel André. Refletindo acerca da memória que cada objeto transporta, Raquel André coleciona os próprios colecionadores, pedindo-lhes que lhe contem um segredo, que partilhem o que é ser colecionador, que se deixem colecionar. Neste projeto, coleciona-se o outro e guarda-se o intangível. Na sua passagem por cada cidade, Raquel aumenta a sua coleção de colecionadores, editando e acrescentando ao espetáculo exibido no próprio território os colecionadores anteriores e os que soma na própria cidade.
(M/12 | 1h | entrada livre)

3 outubro, 11h00, 12h00, 15h00, 16h00, 17h00, 18h00, Complexo Cultural da Levada:
Geometrias do Diálogo (Juscomama – França)
Geometrias do Diálogo (Les Géometries du Dialogue) coloca em cena duas figuras cujas cabeças estão dentro de uma caixa preta de cartão. Dialogam connosco: a imagem, o desenho e o gesto são as suas palavras. Duas marionetas desenham-se, apagam-se e partem à descoberta uma da outra. Aos poucos, os rostos transformam-se em pinturas ou paisagens. Evocação livre do cinema mudo, sem moral no fim, sem intervalo e sem palavras.
(M/4 | 10 min. | entrada livre | requer inscrição prévia para turmas: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. )

5 outubro, 16h00, Mata dos Sete Montes:
Trilogia Livre em Lambe Lambe (OANI Teatro – Chile)
O Teatro de Marionetas em Miniatura Lambe Lambe envolve o espectador numa experiência íntima e mágica. Desenvolve-se dentro de uma caixa cénica, onde a ação é testemunhada através de uma janela por apenas duas pessoas de cada vez. Dentro de três caixas cénicas mágicas, surgem três histórias diferentes: Lá Fora (Outside), Sabedoria (Wisdom) e Swing. Juntos, o marionetista e o público partilham o segredo do que veem em cada sessão.
(M/4 | 2h | entrada livre)

6 outubro, 21h30, Cine-Teatro Paraíso:
Chiflón, o silêncio do carvão (Silencio Blanco – Chile)
A vida de um jovem mineiro toma um novo rumo ao ser expulso da mina onde trabalha. A única hipótese de continuar ligado à mesma empresa mineira depende da sua partida para o Chiflón del Diablo, um dos locais mais perigosos onde um mineiro pode trabalhar. Várias situações do quotidiano revelam as fragilidades das personagens, os seus atos heroicos e a dura e incondicional espera das mulheres, pautada pela incerteza do regresso dos seus maridos.
Retrato de um período esquecido pela História, ou talvez enterrado no negro e profundo silêncio das minas de carvão.
(M/10 | 50 min. | entrada livre)

24 outubro, 15h00, Cine-Teatro Paraíso:
Mãos ao alto! (Lejo/Leo Petersen - Holanda)
Mãos ao Alto! (Hands Up!) apresenta-nos várias personagens inusitadas como um cão com personalidade, um músico preguiçoso ou um pianista hiperativo, revelados numa série de pequenos sketches desvairados. A banda sonora do espetáculo vai da música clássica ao house numa mistura hilariante que embala o trabalho dos dedos de Lejo.
(M/4 | 15-45 min. | entrada livre)

Organização: Município de Tomar / ARTEMREDE