Caminhos da Pedra

Data: 12 de outubro - 15 de outubro

Local: Tomar

Programação Cultural em Rede do Médio Tejo

quinta 12, 15h00 e 21h30, Centro Histórico:

Chez Jopie - Delinus (Países Baixos)

Esta é uma viagem muito caraterística. Não se faz a pé, mas sentado nos bancos de um bar itinerante. Não se ouve o silêncio, mas o jazz ao vivo com uma cantora talentosa. Não se bebe água, mas um fizz. O espetáculo que é isso mesmo, um cocktail que se saboreia a partir do momento em que o “Chez Jopie” estaciona e o barman se apropria do espaço com a sua boa-disposição.

sexta 13, 17h30, Centro Histórico:

Nuova Barberia Carloni - Teatro Necessario (Itália)

Um regresso ao ambiente das antigas barbearias com atendimento assegurado por três aspirantes a barbeiros, ansiosos por mostrar a sua técnica. O público depressa identificará os profissionais, mas é natural que sinta dificuldade em encontrar os clientes. Não devido à fraca afluência de marcações, mas porque a plateia é, afinal, a sala de espera. Preparado para tratar do cabelo e da barba?

sábado 14, 21h30, Complexo Cultural da Levada:

Contatinas – Concerto/Narração de Histórias (Portugal)

Diz-se por aí que quem conta um conto aumenta um ponto e, neste caso, falamos de ponto de encontro entre as histórias e a música. Cada espetáculo revela-se um novo caminho em que as narrações e os sons surpreendem os mais incautos. Luís Correia Carmelo e Nuno Morão combinaram o que levar na viagem e o primeiro tem na lista as palavras e a concertina, enquanto o segundo leva na bagagem a percussão, os sopros e os arranjos musicais.

domingo 15, 15h00 e 18h00, Centro Histórico:

Velocipedia - Projeto EZ (Portugal)

A Volta ao Médio Tejo não se faz em bicicleta. Os pedais estão lá, tudo o resto não. O desporto dá lugar às artes performativas, os veículos utilizados são inovadores e o esforço desvanece-se com a diversão. O grau de dificuldade é baixo em todas as etapas e não surgem “fugas” pois os três participantes, apesar das ideias diferentes, gostam de viajar juntos pelo mundo da magia, da loucura e dos sorrisos.

domingo 15, 21h30, Cine-Teatro Paraíso:

Selma Uamusse (Moçambique/Portugal)

O caminho pessoal trouxe-a até Portugal e foi aqui que a música passou a fazer parte dele de forma séria. Ao gospel que foi cantando nas primeiras etapas do percurso artístico iniciado aos dezoito anos juntou o rock, o soul, o afrobeat e o jazz. Quando decidiu percorrê-lo a solo não esqueceu as raízes moçambicanas, recuperando as memórias de infância da timbila e da mbira, às quais juntou sonoridades contemporâneas.

Organização: Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo / Município de Tomar

entrada livre