Coronavírus: Câmara de Tomar aciona medidas preventivas para travar surto de Covid-19

Câmara suspende eventos em espaços municipais entre 12 de março e 5 de abril

Tendo em conta o princípio da prevenção, e a proporcionalidade entre o essencial e o complementar, foram anunciadas um conjunto de medidas preventivas, que poderão, contudo, ser alteradas com o evoluir da situação.
Estas medidas anunciadas esta manhã em conferência de Imprensa pelo executivo liderado por Anabela Freitas, foram tomadas no seguimento da reunião da Comissão Municipal da Proteção Civil, decorrida anteriormente nesta mesma manhã.
Assim, as piscinas municipais e todas as suas valências são encerradas a partir de amanhã. Manter-se-ão em agenda as competições federadas, nomeadamente no Estádio e Pavilhão Municipal Cidade de Tomar, sendo que as mesmas decorrerão à porta fechada. Já o Campeonato Distrital de Ginástica Acrobática, previsto para este domingo ficará suspenso.
Todos os eventos, sejam eles promovidos pela Câmara Municipal de Tomar ou por outras entidades, a realizar em espaços municipais de âmbito cultural como o Cine-Teatro Paraíso, Complexo Cultural da Levada ou o auditório da Biblioteca Municipal, estão suspensos de dia 12 de março a 5 de abril. Na biblioteca, encerra ainda o espaço internet.
Apesar de decorrerem depois deste período, mas por implicarem inscrições de docentes oriundos de todo o país, foram adiados o Seminário Regional de Educação e o Bibliotecando em Tomar, que à partida se realizarão no início do próximo ano letivo.
As atividades da Universidade Sénior de Tomar estão também suspensas, sendo antecipado o seu período de férias, decorrendo o mesmo até dia 12 de abril.
Para agora, a autarquia decidiu manter em funcionamento o mercado diário e semanal, após aconselhamento na referida reunião da Comissão Municipal.
No que diz respeito à comunidade escolar, aguardam-se as informações por parte do Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP) que reunirá esta tarde para discutir medidas de contenção do surto, sendo que mesmo que não sejam canceladas, a autarquia pondera suspender as atividades extracurriculares.
Anabela Freitas refere que toda as orientações e medidas provenientes do Conselho Nacional de Saúde Púbica serão adotadas pelo município, sendo que a autarquia já acionou o plano de contingência interna no início desta semana.
A presidente reforça que todas as medidas a adotar são de prevenção não existindo razões para alarmismo e que apesar da gravidade da doença os cidadãos deverão manter a serenidade.
O número de casos infetados com coronavírus em Portugal aumentou para 41, não existindo registo de casos na região. A informação foi avançada pela DGS.