logo-CMT 230 horizontal

Município de Tomar Homenageou o historiador José-Augusto França, uma das grandes figuras da cultura portuguesa e um pioneiro da história da arte

No dia em que completaria 99 anos, a cidade de Tomar reuniu familiares, amigos, entusiastas e admiradores de José-Augusto França numa simbólica homenagem a esta grande personalidade tomarense e figura de relevo da cultura portuguesa que, entre outras, se destacou como historiador, catedrático, sociólogo e crítico de arte.
Num primeiro momento, a evocação contou com o descerramento da placa referente ao Centro de Documentação Professor José-Augusto França, feito pela vereadora Filipa Fernandes em conjunto com a Professora Cristina Azevedo Tavares, ocasião precedida pela apresentação do programa do Centenário do Aniversário do homenageado.
Após uma breve passagem pelo Centro seguiu-se a visita guiada ao NAC - Núcleo de Arte Contemporânea, cujo espólio artístico, resultante do contacto próximo com as várias gerações de artistas com que conviveu, foi doado pelo homenageado à sua cidade natal, dando origem ao museu (NAC).
Ainda no exterior, o professor e arquiteto Jorge Dias Mascarenhas, responsável pela reabilitação do espaço, fez uma breve apresentação da estrutura.
O acompanhamento e narração da visita guiada foi feito por Cristina Azevedo Tavares que, durante a apresentação, fez também o enquadramento entre obras, artistas e histórias da vida de José-Augusto França.
A esta homenagem associaram-se, ainda, vários cidadãos e representantes de organismos e entidades de Tomar.

 

Galeria

 

bottom-reunioes-online-a

 

 

 

bottom-turismo-c

Agenda

 

 

 

bottom-minha-rua-a

bottom-info-covid-a

 

 

 

bottom-farmacias-servico-a

bottom-reclamacoes-a