logo-CMT 230 horizontal

“Conversas com peregrinos”

O Caminho que mudou a vida de Emanuel passa por Tomar
Decorreu ao final de tarde de sexta-feira, na sala multiusos do Convento de Cristo, a iniciativa “Conversas com peregrinos”, numa parceria entre aquele monumento e o Município de Tomar. Com apresentação de Nuno Garcia Lopes e a presença de Maria da Luz Lopes e Ana Soares, em representação daquelas duas entidades, contou com vários testemunhos de quem já percorreu o Caminho de Santiago.
Mas foi o livro “Nunca pares” que esteve no centro da atenção, com o seu autor, Emanuel Mendes, a descrever a forma como a descoberta do Caminho mudou a sua vida. Habituado a desafios e a viagens longas (foi militar na Marinha e é atualmente piloto de linha aérea), o iniciar do trilho para Santiago de Compostela permitiu-lhe começar a viagem interior de que necessitava num momento mais frágil da sua vida.
A partir daí, a pé ou de bicicleta, os caminhos da peregrinação tornaram-se numa atividade comum, não apenas em direção a Santiago mas também a Fátima. Com Tomar frequentes vezes inserida na rota.
O livro retrata estes caminhos percorridos pelo seu autor, o qual, ao longo de diversos capítulos, descreve como surgiu a ideia de os percorrer, com uma breve abordagem histórica à simbologia associada aos Caminhos de Santiago, ao planeamento necessário e aos ensinamentos aprendidos.
Cada um dos caminhos feitos é descrito em forma de diário de viagem, abordando o Caminho Central Português, primeiro que foi realizado pelo autor e de que Tomar é uma das importantes etapas, mas também o circuito Tomar – Fátima – Santiago de Compostela – Muxia – Fisterra. São ainda abordados, de Santiago, o Caminho Português pela Costa e o Caminho Francês, bem como os caminhos para Fátima a partir de Lisboa, Porto e Aveiro.
A sessão realizou-se no âmbito do Ano Jacobeu do Caminho de Santiago e integra-se na iniciativa do Município intitulada O Caminho de Santiago Passa por Tomar.

 

Galeria

bottom-reunioes-online-a

 

 

 

bottom-turismo-c

Agenda

 

 

 

bottom-minha-rua-a

bottom-info-covid-a

 

 

 

bottom-farmacias-servico-a

bottom-reclamacoes-a