Município de Tomar lança Roteiro Museológico

O Complexo Cultural da Levada foi palco do lançamento do Roteiro Museológico de Tomar, um novo instrumento informativo que oferece ao público, (Inter)nacional, um guião com várias e novas opções a visitar no concelho. Apresenta, para além da oferta museológica convencional, outros projetos locais, equipamentos e coleções visitáveis, património rural e etnográfico de interesse cultural e turístico, desenvolvidos por Juntas de Freguesia e Associações locais.
Este projeto desenvolvido pela Divisão de Turismo e Cultura do Município de Tomar, mais concretamente pela equipa técnica do Gabinete de Museologia, conta, por hora, com dezanove espaços visitáveis, mas, como referido pela Vereadora Filipa Fernandes, é um trabalho em constante desenvolvimento, prevendo-se para breve o aumento da sua oferta. Filipa Fernandes destacou a relevância desta nova ferramenta que não só divulga o concelho de Tomar como valoriza e promove o património histórico e cultural.

A “Orientação Estratégica Para a Dinâmica Museológica Local”, foi apresentada por João Pinto Coelho, um documento que entre outras ações fundamenta a criação do Roteiro. Um trabalho que resulta de pesquisa exaustiva a casos nacionais e estrangeiros bem como de visitas técnicas a vários espaços e contou com a colaboração de vários intervenientes internos e externos ao município, nomeadamente de vários agentes locais.

Nesta primeira fase foram integrados no roteiro os seguintes equipamentos museológicos e coleções: Complexo Cultural da Levada de Tomar, Fundição Tomarense - Núcleo Museológico, Central Elétrica de Tomar - Núcleo Museológico, Moagem “A Portuguesa”, Moagem “ A Nabantina”, Centro de Estudos em Fotografia de Tomar (CEFT), Igreja Santa Maria do Olival, Capela de Santa Iria, Núcleo de Arte Contemporânea (NAC), Igreja de São João Baptista, Sinagoga e Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar e do Museu Luso Hebraico, Casa Memória Lopes Graça, Centro de Interpretação e Sensibilização Ambiental, Museu dos Fósforos Aquiles de Mota Lima, Museu da Latoaria, Museu Etnológico do Caniçal, Museu Etnográfico de Carregueiros, Centro de Interpretação da Pedreira e Museu Etnográfico e Rural de Alviobeira.

Galeria fotográfica