Templários distinguidos no 3º volume dos Cadernos Culturais Nabantinos

Composto pelas comunicações referentes ao Colóquio Internacional da Rota Templária Europeia (TREF), “Templários - Da (re) conquista ao povoamento”, que decorreu, em outubro de 2022, nos municípios de Tomar e Vila Nova da Barquinha, o 3.º volume dos Cadernos Culturais Nabantinos reúne 18 artigos de diferentes autores, nacionais e internacionais.

O lançamento deste volume da revista cultural do Município de Tomar, decorreu no Auditório do Moinho da Ordem do Complexo Cultural da Levada de Tomar (CCLT), no passado dia 1 de abril, e contou com inúmeros convidados e interessados na temática e iniciativa.

O projeto dos Cadernos Culturais Nabantinos foi apresentado, genericamente, por João Pinto Coelho, da Divisão de Turismo e Cultura da Câmara de Tomar. Seguiu-se uma breve descrição dos artigos disponibilizados por Ernesto Jana, Presidente da Comissão Portuguesa da TREF e também em representação da comissão científica da publicação – Álvaro Barbosa, António Carlos Godinho, Carlos Trincão, Ernesto Jana, Hermenegildo Fernandes, Joaquim Nunes, Maria João Branco e Miguel Gomes Martins – e de uma evocação por parte de Anabela Freitas, Presidente da Câmara de Tomar, sobre a importância estratégica da marca Templários para o concelho e sobre os atuais projetos em curso.

Com periodicidade anual, o próximo volume dos Cadernos Culturais Nabantinos será desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, nomeadamente com uma comissão científica dirigida pela Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Tomar António Ventura, e será dedicado à história da fotografia em Tomar.

icon-galeria-img Galeria fotográfica