A Festa vista por Nini Ferreira em exposição na Biblioteca Municipal

Foi inaugurada esta manhã, na Biblioteca Municipal de Tomar, a exposição “A Festa dos Tabuleiros sob o olhar de Nini Ferreira”. Figura incontornável na defesa do rio Nabão e das tradições tomarenses, Fernando de Araújo Ferreira foi uma das personalidades mais importantes na fixação das regras que regem a participação nos cortejos da nossa Festa maior.

Assim, esta exposição tem como objetivo destacar essa grande manifestação cultural tomarense, bem como evocar Nini Ferreira nos 25 anos da sua morte. Nascido nesta cidade a 29 de outubro de 1912, aqui faleceu a 6 de novembro de 1998. Farmacêutico de profissão deixou uma marca importante na vida de Tomar ao longo do séc. XX, onde foi ecologista, escritor, jornalista e poeta. Os seus escritos são indispensáveis para se conhecer a História e as tradições de Tomar.

Esta exposição foi criada a partir do espólio do autor, de que a Biblioteca é guardiã, permitindo um olhar bem documentado sobre a forma como a Festa e a sua perceção pública foram evoluindo ao longo do século passado, criando condições para que hoje possa estar classificada como património cultural imaterial português. Poderá ser vista no átrio da Biblioteca até final do mês de agosto.