Município de Tomar e Offício Cowork de Tomar firmam protocolo de colaboração
- Detalhes
- Atualizado em 15-02-2022
Os Espaços de Coworking, num futuro próximo, serão um meio de atração de Empresas e empresários, quer nacionais como estrangeiros, para exercerem as funções num regime de networking/coworking.
O Município de Tomar pretende posicionar-se na vanguarda ao afirmar-se parceiro do projeto Offício Cowork de Tomar
Apoio ao tecido empresarial do concelho
Com vista a apoiar o tecido empresarial tomarense, tendo como principal fomento a criação de novas empresas, mas também a captação de empresas já existentes para o concelho de Tomar, o Município contribui da seguinte forma:
a) Novas empresas têm uma comparticipação de 100% do valor da mensalidade por um período máximo de 12 meses;
b) Empresas já existentes têm uma comparticipação de 50% do valor da mensalidade por um período máximo de 12 meses.
Todas as empresas que se pretendam candidatar a estes apoios, têm de apresentar o pedido através de formulário próprio e enviar para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .
Importante! Leia, aqui, mais sobre o âmbito do protocolo, normas, critérios para a concessão do apoio, entre outros.
Sobre Coworking e o Offício Cowork de Tomar
Coworking é um termo surgiu do inglês que significa “trabalho compartilhado”, que no decurso da pandemia causada pela Covid-19 tem vindo a conquistar muitos adeptos. Este conceito possibilita que o profissional que não tem condições ou simplesmente não deseja fazer home office tenha um escritório real, um local de trabalho ou até mesmo uma sede física da sua empresa.
Basicamente, o coworking é um espaço criado para que pessoas, empresas ou startups possam compartilhar o seu uso, mesmo que não se conheçam ou atuem em áreas diversificadas.
Se existe um facto inquestionável no mundo dos negócios de hoje é a importância do networking. A palavra, que traduzida para o português significa algo como “trabalho em rede”, trata de fazer conexões e construir relacionamentos mutuamente benéficos e duradouros.
O networking é de todo vantajoso, pois pode gerar resultados muito maiores do que apenas conquistar novos clientes e construir um negócio estável. Uma boa rede de contactos pode, sem dúvida alguma, servir para expandir as oportunidades de negócio, ampliar a gama de conhecimento, nomeadamente o know-how, alargar o seu espectro de influência e conquistar novos parceiros.
Neste tipo de lugar não existem barreiras, nem limites para explorar a criatividade, a interação com pessoas de estilo e habilidades diferentes dos seus e ajuda a oxigenar pensamentos. É muito comum, inclusive, compartilhar ideias e distribuir conhecimento, elementos motivadores para quem deseja construir trajetórias e superar resultados.
Empreendedores que estão no início na carreira tem a possibilidade de ampliar as suas experiências, fazer networking e lançar a sua ideia ou negócio dentro desses espaços altamente colaborativos. Por outro lado, as empresas tradicionais, nestes espaços, têm a oportunidade de trocar o seu ambiente normalmente mais fechado por um novo paradigma de ambiente laboral, para este que se acredita ser o futuro. Para todos é crucial a ampliação de know-how, mudança de ambiente e tantas outras vantagens que o espaço colaborativo nos dá.Os utilizadores deste Espaço recebem um ambiente de trabalho com tudo o que precisam para trabalhar: secretária, internet, impressora, sala de reuniões, espaço de armazenamento e uma pequena cozinha para tomar café ou aquecer comida e fazer as suas refeições.
O projeto Offício Cowork de Tomar surgiu em janeiro de 2020 pelas mãos de Andreas Frank e Andreia Granada, que encontraram na rua Serpa Pinto, no coração do centro histórico, o melhor lugar para se instalarem, num edifício histórico com divisões inundadas de luz e tetos altos, em que os autores do projeto acreditam ser “o lugar ideal para deixar os pensamentos vaguearem e novas ideias e empresas surgirem”.
O Offício Cowork de Tomar pode ser usado de forma flexível, sendo que os utilizadores podem alugar uma mesa fixa para utilização diária, ou apenas alguns dias por semana, no mês. Também podem utilizar o Offício Cowork só por alguns dias ou semanas - ideal para turistas ou freelancers em trânsito. Além disso, é possível reservar o Offício Cowork para eventos como exposições, workshops ou palestras.
Tendo em conta que um dos grandes obstáculos que as novas empresas encontram incide precisamente nos custos, elevados, adjacente ao espaço físico, o Município de Tomar, por considerar este Projeto útil para o tecido empresarial, junta-se a este Projeto, tendo como principal enfoque mitigar os custos para novas empresas ou empresas já existentes (desde que com sede no concelho) no espaço Offício Cowork de Tomar.