Exposição na Levada mostra o brilho da porcelana pelas mãos das ceramistas de hoje

Foi inaugurada no passado sábado, ficando patente até 4 de fevereiro, na sala multiusos do Complexo Cultural da Levada de Tomar (entrada pela Central Elétrica), a exposição “Bright as Silver, White as Snow II”. Trata-se de uma coletiva de cerâmica de autor, da autoria de Beatriz Horta Correia, Graça Pereira Coutinho e Susana Piteira, integrada no ciclo Os Sítios do Barro, numa organização conjunta do grupo Convergências e do Município de Tomar.
Os trabalhos, de um estética por vezes surpreendente, qua casa muito bem com o espaço, resultam de uma residência artística em Jingdezhen, na China, no ano de 2019, como bolseiras da Fundação Oriente, referindo-se o título à forma como a porcelana foi descrita na Europa por volta do século XVI, onde anteriormente não era conhecida, ele que foi também designada como “ouro branco”. Um vídeo de Miguel Gaspar, que integra a exposição, ajuda também a contextualizar essa residência e o seu resultado, que foi exposto originalmente no Museu do Oriente, em Lisboa, tendo nesta versão um número de peças adaptado ao espaço, incluindo algumas feitas posteriormente.
Na abertura, muito participada, os elementos do grupo Convergências destacaram a importância desta iniciativa, que reúne trabalhos de três destacadas artistas nacionais. A vereadora Rita Freitas salientou a dinâmica do grupo, que congrega criadores tomarenses de várias áreas, e que tem resultado na excelência das exposições apresentadas.

icon-galeria-img Galeria fotográfica