O presidente da Câmara recebeu a ministra da Cultura do Paraguai

O presidente da Câmara, Hugo Cristóvão, recebeu esta sexta-feira nos Paços do Concelho a ministra da Cultura do Paraguai, Angie de Melillo, e o embaixador daquele país, Julio Humbeck.
A visita teve como objetivo a criação de canais de contacto, bem como a propositura de uma possível geminação entre Tomar e as cidades paraguaias de Trinidad e Jesús, ambas, tal como a cidade nabantina, com património mundial classificado pela Unesco, e com forte turismo religioso e patrimonial.
Foram abordados os eventos culturais e as tradições, bem como o vasto património de que ambos os territórios dispõem, e ainda a sua forma de gestão e a vontade de continuarem a melhorar o seu potencial de retorno económico.
Foram até descobertas, entre a Festa dos Tabuleiros e a Dança da Garrafa, uma tradição paraguaia, similitudes na resiliência e capacidade de equilíbrio das mulheres que são o cerne de ambas as comemorações.
Discutiu-se o turismo religioso e patrimonial como fator de dinamização económica e social, estando ambos os territórios interessados em abrir pontes que possam explorar sinergias vindas precisamente destes potenciais, aos quais se juntam, entre outros, a gastronomia, o clima ou a proximidade linguística.
Tomar, recorde-se, tem já uma boa componente de turistas vindos do Brasil, mas não dos restantes países da América do Sul.
Não deixou de se referir que, num mundo com tantas guerras, a cultura e o património, assim como o reforçar de laços entre povos e territórios, são uma das melhores formas de cultivar a paz.