Município de Tomar implementa o projeto Radar Social

O Radar Social é uma medida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com apoio financeiro da União Europeia, a implementar nos próximos anos. Esta medida surge devido ao agravamento das condições de vida das pessoas e famílias, após a pandemia COVID 19 e o processo inflacionista, para sinalizar especialmente as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, pobreza e exclusão social. Esta medida assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas sociais, em complementaridade com as redes locais, a fim de se proceder a um desenvolvimento local e a uma georreferenciação destas situações, de forma a encaminhar para as entidades com competência e assim combater as vulnerabilidades diagnosticadas.
A primeira fase foi a constituição da equipa e a elaboração dos instrumentos de planeamento estratégico, nomeadamente o diagnóstico social, o plano de desenvolvimento social e a carta social do concelho de Tomar, processo acompanhado do necessário levantamento de todas as problemáticas e recursos existentes no território.
Numa segunda fase, houve a apresentação do projeto e da equipa a todas as Juntas de Freguesia do Concelho, para que participem ativamente neste processo, com a dinamização das Comissões Sociais de Freguesia e a identificação e sinalização de pessoas que possam precisar de algum tipo de apoio social.
A implementação do Radar Social, vai permitir contributos decisivos na construção, atualização e enriquecimento dos instrumentos de diagnóstico e planeamento do território do concelho, tanto ao nível das pessoas como das entidades/recursos. Esta intervenção visa consolidar o trabalho em parceria e colaboração das diversas entidades, na referenciação e no conhecimento dos problemas de pobreza e vulnerabilidade social com vista à ativação de respostas e otimização dos recursos existentes.