O povo festejou o foral

foral 1

Decorreram no domingo, na Atalaia e na Asseiceira, as comemorações dos 500 anos do Foral Novo de D. Manuel, concedido conjuntamente a estas duas localidades, que à época eram ambas vilas e sedes de concelho.
Com o tempo a ajudar, as festividades tiveram o brilho que se esperava de uma efeméride tão especial, em que se destacou a presença massiva da população da freguesia de Asseiceira, que recriou de forma empenhada um mercado quinhentista, num dia marcado por actuações de música, dança, teatro e artes de rua, todas de grande qualidade.

foral 3

As cerimónias começaram na Atalaia, onde o presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire, um estudioso da História local, proferiu uma conferência sobre as origens dos dois antigos concelhos, enquanto o investigador Adriano Milho Cordeiro abordou e explicou o que eram os forais e a sua importância na vida da época.

foral 2

Na Asseiceira, os diversos autarcas convidados foram recebidos pelo presidente da Junta, por volta das 13 horas. Nos discursos oficiais, Carlos Rodrigues, Fernando Freire e Anabela Freitas foram unânimes em reconhecer, para além do testemunho da antiguidade daqueles locais, a importância desta celebração conjunta que uniu as duas freguesias vizinhas e os respectivos Municípios, algo que, frisou a presidente da Câmara de Tomar, é o caminho certo para o desenvolvimento futuro de toda a região.

A selar essa mesma união, os quatro autarcas, incluindo Manuel Honório, presidente da Junta da Atalaia, descerraram em conjunto a lápide que ficou a assinalar este dia junto à escadaria da igreja matriz de Asseiceira.

foral 5

Começou então a parte mais festiva das comemorações. Entre três dezenas de bancas, parte delas dinamizadas por associações da freguesia, artífices que trabalhavam ao vivo, alguns cavaleiros, muitas crianças que corriam e brincavam vestidas com trajes quinhentistas, como acontecia também com muitos adultos, a festa fez-se ao som de tambores e gaitas de foles, com os sabores do porco assado no espeto regado com vinho aromatizado pelo barro das talhas.

foral 4

Entre improvisos, artes de rua, cuspidores de fogo ou combates apeados, quatro espectáculos marcaram a tarde com a sua qualidade: a irreverente recriação da leitura do foral pela Oficina de Teatro Canto Firme, as danças quinhentistas do Rancho Folclórico As Lavadeiras de Asseiceira, o arrojado concerto de percussão protagonizado por alunos da Canto Firme e, para terminar com a devida solenidade, o concerto do coro Audite Nova que ecoou angelicalmente pelos vetustos azulejos da igreja matriz.

foral 6